Laudos Técnicos

O Laudo Técnico é de fundamental importância porque possibilita detectar a ocorrência de possíveis patologias construtivas nas diversas edificações, independente da  idade do imóvel.
Nele são apontados minuciosamente todos os problemas que estejam ou venham a causar danos de natureza materiais, pessoais e de responsabilidades civis. 
Dessa maneira, proprietários e síndicos ficam cientes de que os sistemas construtivos, como um todo, e suas instalações, estejam em bom estado de segurança e conservação, além de atenderem à legislação vigente.

Clique no nome do serviço e saiba mais sobre o escopo de nossa consultoria

O Laudo Técnico é um trabalho minucioso, detalhado, onde são vistoriadas as patologias estruturais, de acabamento, incluindo fachadas, instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, incêndio e de gás, elevadores e tudo mais que compõe a edificação. O Laudo Técnico aponta também a maneira de melhor tratar a anomalia encontrada, mostrando o grau da gravidade, da urgência e das tendências de cada tópico abordado.

Após vistoria do imóvel, será emitido um Laudo Técnico de inspeção predial de conclusão de obra, que demonstra se o resultado final da obra correspondeu àquele contratado. O laudo de Inspeção representa o estado da edificação no momento da vistoria.

A NBR 16280 da ABNT estabelece que toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida à análise de profissional e exigido Laudo Técnico. E o síndico ou a administradora, com base em parecer de especialista, poderão autorizar, autorizar com ressalvas ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação.

Os proprietários, condomínios e outros responsáveis na forma da lei de imóveis que disponham de marquises construídas sobre logradouros públicos e áreas de afastamento frontal, serão obrigados a dispor de Declaração de Segurança Estrutural das Marquises (DSEM), elaborada e assinada por profissional habilitado e registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e renovada a cada três anos.